Buscar
  • Diágoras M. Junior

Como gerar um PDF-A

Você deve estar se perguntando o que é um PDF-A e porque ele é diferente do formato comum do PDF que você já utiliza no seu dia a dia, a resposta para essa pergunta é bem simples, a tecnologia evolui rapidamente e o que é moderno hoje pode ser ultrapassado daqui a poucos anos, então surge a necessidade de se ter um formato de arquivo de longa duração, que seja capaz de ser exibido perfeitamente mesmo com futuras atualizações, aí entra a proposta do PDF-A, um formato que agrega em si tudo que é necessário para sua exibição, independente do programa que será utilizado para executa-lo.


Como saber se meu arquivo está ou não no formato PDF-A?


Basta abrir o documento utilizando o Adobe Reader e verificar se a seguinte mensagem aparece no topo do documento:

Como salvar meus arquivos diretamente em PDF-A?


No Microsoft Word clique no menu "Arquivo/Salvar Como" e marque as seguintes opções:

Feito isso uma vez, ficará salvo nas configurações por padrão.


Como converter um PDF em PDF-A?


Existem algumas opções para essa conversão, uma delas é utilizar o PDF Creator, que é uma ferramenta de impressão de PDF bem conhecida e que é capaz de gerar PDF-A, porém em alguns testes, após 3 ou 4 arquivos começam a aparecer diversos problemas e ele simplesmente para de funcionar, por isso não vou colocar o passo a passo dele aqui, porém existe uma solução bem simples, que é um conversor online, pode ser acessado no endereço: https://www.pdftron.com/pdf-tools/pdfa-converter/

Nos teste realizados nele, todos os arquivos foram convertidos da maneira correta.


Funcionou pra você? ficou alguma dúvida? tem algo para acrescentar? comente abaixo ou envie um e-mail para contato@diagoras.com.br.

0 visualização
 
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Diágoras M. Junior.